Por que escolher uma Centrífuga para óleo diesel?
Entenda tudo sobre as centrífugas de óleo diesel
Por que utilizar uma centrífuga para óleo diesel?
O diesel é o combustível mais importante para motores, não somente na indústria, mas também na agricultura e setor naval. No entanto, sua qualidade nem sempre é a mesma e, muitas vezes, apenas combustíveis de baixa qualidade estão disponíveis, o que representa um risco significativo para motores à diesel. Trata-se de um problema particularmente grave no setor agrícola e indústria de geração de energia, mas também nas estações de abastecimento para locomotivas a diesel ou ônibus, bem como no setor de mineração.
As centrífugas são equipamentos industriais fabricadas com tecnologia de ponta e materiais de alta qualidade, sendo eficazes na separação de componentes de uma mistura, garantindo agilidade e qualidade a todo processo industrial.
A qualidade da fabricação das centrífugas de óleo diesel, permite que esses maquinários sejam utilizados nas mais diferentes condições, resistindo a choques mecânicos, ambientes de alta temperatura e, combinada com a tecnologia embutida nas máquinas, permite que processos sejam automatizados, diminuindo perdas, desgastes de equipamento e produção em larga escala.
Aplicações da centrífuga para óleo diesel
Da fabricação até a utilização no motor, o óleo diesel passa por diversas etapas e entra em contato com várias substâncias que podem diminuir sua qualidade, causando problemas mecânicos nos motores, principalmente, nas indústrias agrícola e de transporte. A solução é tratar o óleo diesel com centrífugas separadoras.
As centrífugas de óleo diesel podem ser aplicadas em diversos momentos para separar o combustível dessas impurezas, desde água até resíduos sólidos.
Essa separação garante a purificação do combustível, fazendo das centrífugas de óleo diesel um equipamento essencial também para compensar a oferta de combustíveis de baixa qualidade, tornando-se um aliado poderoso para a geração de energia e na indústria de mineração.
As condições de transporte e armazenamento inadequados frequentemente resultam na contaminação do combustível, pois a condensação de água e partículas de sujeira podem causar danos consideráveis nos motores modernos de alto desempenho.
Além de sua alta eficiência de separação e facilidade de instalação, a principal vantagem da centrífuga de óleo diesel é a sua flexibilidade, uma vez que é possível processar o óleo diesel contaminado após a entrega ou depois de ter sido armazenado.
Vantagens da centrífuga de óleo diesel
As centrífugas de óleo diesel possuem variações em sua forma, tamanho, potência e aplicações paras as quais foram projetadas.
No entanto, a aplicação das centrífugas de óleo diesel possui vantagens em comum:
• Redução significativa dos custos de manutenção;
• Maior vida útil do motor;
• Redução dos custos operacionais;
• Redução significativa do consumo de filtros.
Comparação da centrífuga de óleo diesel com a filtragem comum
• Duração: dobro de duração dos componentes de injeção, tanto de injetores quanto de elementos de bombas injetoras;
• Eficiência do motor: economia de até 6 % no consumo de diesel (quando o combustível passa pela centrífuga de óleo diesel por longos períodos);
• Menor desgaste de filtros: economia de até 70%;
• Eficiência de processos: a centrifugação elimina água e impurezas sólidas simultaneamente;
• Qualidade da filtragem: a filtragem permite a retirada de sólidos solúveis e insolúveis do diesel, removendo completamente partículas maiores que 1 mícron;
• Sem necessidade de substituições de peças, pois a centrífuga de óleo diesel não utiliza elementos filtrantes ou de meios filtrantes;
• Versatilidade de aplicação: a aplicação possibilita a utilização da centrífuga de óleo diesel em sistema by pass, permitindo, assim, que seja usada para a limpeza dos tanques;
• Eliminação de resíduos: elimina a corrosão e borra ácida dos tanques por umidade condensada, uma vez que a centrífuga descarta completamente a água e a umidade do sistema de tancagem;
• Eliminação de elementos instáveis do biodiesel: elimina elementos que escapam da malha em filtros comuns, como vanádio, alumínio, carvão, parafinas, sílica, borra ácida e gomas oriundas do biodiesel, tornando o combustível mais puro.
Como a centrífuga de óleo diesel funciona
Toda centrífuga de óleo diesel possui um funcionamento similar, iniciado pela mistura que será purificada. Logo no início a mistura é introduzida pelo centro da centrífuga, que então rotaciona rapidamente, gerando uma força de 8 mil vezes a força da gravidade, o que faz com que as impurezas sejam empurradas através de discos que conseguem segurar partículas solúveis de até 3 mícrons de diâmetro, e não solúveis de 1 mícron de diâmetro.
Após o final do processo as impurezas são retiradas da centrífuga manualmente ou através de descargas parciais ou totais, de acordo com as etapas e com os processos nos quais a centrífuga de óleo diesel está inserida.