Por que escolher uma Centrífuga para Óleo Cítrico?
Entenda tudo sobre as centrífugas decanters para óleos cítricos
Um dos principais subprodutos da cadeia de produção da indústria de sucos cítricos é o óleo essencial ou óleo cítrico. Para se obter um óleo de qualidade e alto valor agregado, é fundamental a utilização de Separadoras Centrífugas, as quais trabalham em dois estágios, sendo a primeira concentrando o óleo e a segunda, polindo.
Os dois maiores fabricantes de equipamentos para esta aplicação são a Alfa Laval e a Gea Westfalia.
A Super Centrífugas atua com equipamentos destes dois fabricantes na locação para atender pequenos produtores com uma ou duas extratoras, até grandes indústrias com diversas extratoras em sua indústria de sucos de laranja e limão.
Aplicações da centrífuga para óleo cítrico:
As centrífugas são aplicadas em diversos processos para a obtenção de óleos cítricos. Essas centrífugas industriais são especialmente desenvolvidas para estes processos, visto que se tratam de processos delicados e precisos.
Os óleos cítricos são substâncias aromáticas e flavorizantes, sendo muito utilizado nas indústrias:
- Alimentícia;
- Farmacêutica;
- Química.
Vantagens da utilização da centrífuga para óleo cítrico.
Por conta da dificuldade em concentrar pequena proporção do óleo presente na água, as centrífugas para óleos cítricos são especialmente desenvolvidas para o processo de separação do óleo da água rica.
Tendo ciência da importância e delicadeza do processo, a Super Centrífugas conta com uma equipe altamente capacitada nesta etapa, além de equipamentos disponíveis para venda ou locação, para ajudar sua empresa na obtenção deste valioso produto.
Como o óleo cítrico é obtido.
Os óleos cítricos são obtidos na prensagem da casca do fruto após a extração do suco ou outros meios. Neste método, com ação mecânica, o óleo sai do flavedo. Após essa operação, o óleo é então lavado e coletado, gerando assim a chamada água rica.
O óleo cítrico presente na água rica do processo é separado através de centrífugas concentradoras e polidoras. As cascas da laranja ou limão, por exemplo, contém óleos cítricos.
Como funciona a centrífuga para óleo cítrico.
A centrifugação dos óleos cítricos se dá em dois estágios, com centrífugas automáticas operando em série. A emulsão óleo/água obtida contém aproximadamente de 70% a 90% do óleo natural contido na casca da laranja ou limão.
Portanto, a então chamada água rica (água de lavagem) das cascas contém, conforme o tipo de fruta e técnica de processamento, de 2 até 5 quilos de óleo na forma de emulsão por 1.000 quilos de matéria-prima processada.
Através da concentração e polimento por centrífugas industriais especialmente desenvolvidas para esta aplicação, obtemos um óleo cítrico de excelente qualidade.