Pesquisar
Close this search box.

COMPRE OU ALUGUE JÁ

A Importância das Centrífugas Industriais no Processo de Separação e Filtração

A centrifugação se tornou ao longo do tempo um processo essencial para indústrias de vários segmentos, como a química, alimentícia, farmacêutica e de tratamento de água e efluentes, entre outras. A força centrífuga acelera a capacidade de separar elementos, com eficiência e qualidade incomparáveis. Por isso, a importância das centrífugas industriais nos processos de separação e filtração vem se difundindo e levando cada vez mais empresas a melhorarem sua produtividade e qualidade do produto final. Quer saber mais a respeito? Então continua a leitura deste artigo!

Separação e filtração sob alta velocidade nas centrífugas industriais

Para falar sobre a importância das centrífugas industriais nos processos de separação e filtração, precisamos antes de mais nada explicar o que são e como operam esses equipamentos. As centrífugas industriais são  constituídas basicamente por um recipiente – geralmente em forma de tambor – onde é depositada a mistura a ser separada e um motor, que tem a função de promover movimentos constantes e em alta velocidade do tambor em torno de um eixo central. Tal movimento provoca aquilo que é conhecido como força centrífuga.

Força centrífuga separa os materiais de acordo com a densidade

A força centrífuga faz com que a mistura, seja ela constituída por sólido e líquido ou por dois líquidos de densidades diferentes, se separem, o mais denso (mais pesado) se deslocando para a parte inferior e o menos denso (mais leve) ficando na superfície. Ou ainda, as partículas sólidas se deslocando para as paredes laterais do rotor e o líquido se acumulando na parte central. Em seguida, cada um dos elementos toma caminhos distintos, sendo direcionados de forma estratégico de acordo com a necessidade de separação.

Onde são utilizadas as centrífugas industriais?

Até aqui já deu para entender que as centrífugas industriais são equipamentos essenciais para os processos de separação e filtração. Certo? Mas quais indústrias empregam esse tipo de equipamento e como isso se dá na prática? Separamos aqui alguns bons exemplos para que você possa compreender:

  • Indústrias alimentícias e de bebidas: as centrífugas industriais são usadas em ambas para fazer a separação, por exemplo, do leite da gordura, dos sucos das frutas e vegetais, do leite de coco, etc.
  • Indústrias química e farmacêutica: as centrífugas industriais nestes casos são empregadas para a separação e filtração de  componentes químicos, para a purificação de produtos farmacêuticos e na produção de vacinas.
  • Engenharia: neste segmento, as centrífugas industriais têm como função a separação e filtração de sólidos de líquidos nas usinas de tratamento de água e efluentes, por exemplo.

Mas por que as centrífugas industriais são tão importantes?

Há uma série de razões que podem servir como argumentos quanto à importância das centrífugas industriais. Podemos elencar algumas delas como:

  • Eficiência: na comparação com outros métodos, como a decantação natural, as centrífugas industriais são muito mais rápidas e eficientes.
  • Precisão: as separadoras podem ainda fazer a separação das misturas – sejam de líquido e sólido ou mesmo de dois líquidos imiscíveis – com alta precisão, algo essencial especialmente para aplicações científicas e médicas.
  • Reprodutibilidade: as centrífugas industriais têm a capacidade de proporcionar resultados consistentes, o que é relevante para a indústria de um modo geral.

Onde encontrar as melhores centrífugas industriais?

Essa resposta é fácil! Acesse o Portal Centrífugas Industriais e confira o que há de mais moderno para a sua operação. No site você encontra especificações de equipamentos, as melhores aplicações para cada um deles e dicas valiosas sobre como extrair o máximo das máquinas e melhorar sua produtividade e qualidade do produto final. Se precisar de orientações, pode ainda conversar com um de nossos consultores para efetuar a melhor compra. Não perca mais tempo. Acesse e confira!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp